06 fevereiro 2008

Saudosismo

Desde de pequena que gosto de ler.... Ainda eu não sabia ler, já andava com um livro atrás para inventar histórias e ver os bonecos....
Mas no outro dia pus-me a pensar, e lembrei-me do primeiro livro que li...

Foi este:

Não posso dizer que a história é emocionante, porque não o é....
Mas ao menos com este livro pude aprender a ler muitos outros, esses sim com grandes histórias!

Para quem não está familiarizado a Cartilha Maternal é:
"uma obra de natureza pedagógica, escrita pelo poeta e pedagogo João de Deus e publicada em 1876, que se destinava a servir de base a um método de ensino da leitura às crianças. A Cartilha Maternal é uma das obras mais vezes reimpressas em Portugal" (in http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartilha_Maternal)

Apesar de ser uma das obras mais reimpressas em Portugal, tenho ideia que está longe de ser o método mais utilizado, actualmente, para as crianças apreenderam a ler.... Contudo ainda é usado nos diversos Jardim Escolas João de Deus que existem.

2 comentários:

O Pénis Arlindo disse...

Eu começei com o Tio patinhas, o Pato Donald, o Pateta e o Cebolinha. Este ultimo ás escondidas visto que o meu pai não me deixava ler coisas em português do Brasil =)

O Zézito

Anónimo disse...

Curioso!! O meu primeiro livro também foi a Cartilha Materal! A historia realmente a meio perde-se um bocado, mas no final acabei por aprender mto! LOL